A eternidade de cada texto ou até um livro, é a sequente futura ação do escritor que abriu o cenário com apenas uma letra. Por isso vos digo que a minha vida era um Livro aberto com as folhas soltas ao vento. De súbito, e não mais que de repente, aos 25 anos de idade, veio um tufão chamado Descolonização!... (Silvino Dos Santos Potêncio)
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
LinksLinks
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal
Escrevemos hoje as nossas alegrias para aliviar as dores de um passado já distante!(SilvinoPotêncio)
Textos


A PEDRA DAS CARAVELAS E OS CORNOS DOS VIKINGS

ASTROLÁBIO INVENTADO EM 1555 PELOS NAVEGADORES LUSITANOS


           Caravela Portuguesa da Época dos Descobrimentos

 
Crônica de: Silvino Potêncio   ® Os Gambuzinos (287) 
Ao contar uma história, não se deve exagerar em alguns pontos, para não perder a razão... (Manuel Amaro Bernardo- Historiador)
 
                 
                
                        Pedra de Cristal Usada pelos Navegadores Vikings

                  
                      Sextante Inventado pelos Navegadores Portugueses

A PEDRA DAS CARAVELAS... E OS CORNOS DOS VIKINGS!  
Quando o Ti Infante Dom Henrique mandou construir a sua casa de Verão Algarvio, perto da Falésia mais ao Sul do Recto Ângulo de visão do Mar e próximo a Vila do Bispo, (entenda-se que; padres e marinheiros sempre navegaram juntos mundo afora! E quando voltavam ao porto de embarque ambos reportavam aos seus superiores; os marujos prestavam vassalagem ao seu Rei, e os Padres levavam a Roma o mapa da Mina)  no alto duma fraga,... ele trazia na bagagem uma única pedra!...
Estamos em crer bem que era aquela que viria a ser o paradigma das futuras navegações Luz & Tanas!,... a base da invenção do Astrolábio... do Compasso Magnético, e outros  instrumentos  que levaram o Home de Caravelas de Mirandela (*)  a dobrar a Grande Pedra do Adamastor, situada no ponto mais ao Sul do Cabo da Boa Esperança... e das tormentas.  
Lá pelos idos do ano de 1592 um veleiro, movido a energia eólica,  vindo dos mares do Norte,  cheio de Vikings a bordo, todos com capacetes cheios de cornos no alto do cucuruto (**) quando eles chegaram por alturas da Costa Francesa no Canal da Mancha, ele... o barco à vela, adernou para estibordo, sacudiu meio mundo e bateu no bico de um calhau submarino, e... lá ficou no fundo do mar até aos dias de hoje...  iii  aatãon lá bai;
*****
- Segundo o Cientista Francês Senhor Guy Roparse da Universidade de Rennes, França,  esse veleiro era então controlado no timão, pelo Comandante,  através de uma simples consulta diária a uma pedra mágica, da família das calcites usadas pelos calceteiros marítimos, e... do tamanho aproximado de 15 x 30 cm na forma rectangular e totalmente transparente à luz solar com uma semi-diagonal a separar os dois lados do rectângulo na posição vertical; vira-se a pedra para o céu em direção ao norte, e a pedra brilha na metade superior... vira-se a pedra para o céu em direção ao sul, e a pedra escurece o lado inverso.
Era assim a navegação daquele tempo feita com uma pedra mágica porém, real o suficiente para ter resistido ao tempo e às histórias dos Marujos todos, incluindo os Barba Azuis de Sua Má Jestade da Invencível Armada, dos Piratas do Caribe, dos Barbas do Vice Rei da India o Ti  Alfonso de Albuquerque...até à chegada dos Barões Assinalados aos dias de hoje!...
Pela lenda Viking, a “Pedra do Sol” era uma pedra excepcional cuja utilidade  era mesmo baseada na realidade!,... quando posicionada na direção do céu, com as nuvens mesmo NÃO dispersas, ela mostrava sempre a posição do sol.--- Cientistas encontraram a pedra no tal barco que, mesmo após 420 anos depois do naufrágio, ao posicionar a pedra à luz do dia, mesmo sem sol ela indica exatamente a posição do sol.
Teóricamente as modernas baterias solares são construídas com base neste principio da física reflectiva dos fenômenos naturais.  Os Velhos Vikings, sem dúvida,  eram marinheiros excepcionais. - Acredita-se que a America do Norte tenha sido descoberta por eles vários séculos antes da chegada do nosso conhecido Patricio Nauta Cristóvão Colombo (***) . Os últimos testes feitos agora, mostram-nos que o  Cristal da Ilha do Gelo pode ajudar a localizar o sol com uma aproximação acurada de APENAS um grau de diferença para Norte ou para Sul... Isso ajudava, sem dúvida, os marinheiros lendários a traçar e manter um curso pré-determinado.        
De acordo com Monsieur Guy Roparse da Universidade de Rennes em França, a precisão com a qual se pode utilizar esta pedra para localizar o sol é realmente incrível.
Aparentemente funciona mesmo quando o sol está na linha do horizonte. A transparência  da pedra é uma variante da transparência da Calcite. Uma amostra dessa pedra foi encontrada cerca de 30 anos atrás, dentro de um barco naufragado, ao largo da Costa da Ilha de Alderney perto da França.
... Segundo a história do Rei Olaf, mencionada na saga da Ilha do Gelo,  quando ele consultou o legendário Herói Sigurd sobre a posição do Sol em pleno dia nublado, para confirmar a visão de Sigurduv, Olaf esticou a sua mão para tapar a luz do sol na direção do céu, e mesmo assim pôde ver aonde a luz ia através da pedra. E com isso assim se determinava onde o sol invisível estava. --- A pedra consegue polarizar mesmo uma pequena luz solar por mais pequena que seja.    
Sobre a funcionalidade da pedra, em princípio, é nada menos que a polarização da luz! - Existem vários animais que utilizam a mesma funcionalidade sensorial solar incluindo as abelhas dentro das suas colmeias sem luz ou as formigas dentro de formiqueiros profundos.
- Desde as rotas dos Vikings no Atlântico Norte, onde muitas vezes eles vagueavam, em busca do nada que é o desconhecido a cada nova viagem de aventurança... a pedra podia lhes dar uma grande vantagem.  Dizem os cientistas que a tal “Pedra Solar” dos Vikings podia realmente ajudar nas suas navegações desde a Noruega até a America do Norte, muito antes da invenção do compasso magnético.
-  A descoberta do “Alderney” abre uma nova perspective nas navegações dos Vikings, pois parece que outras pedras similares foram encontradas com outros membros de tripulações de barcos naufragados e escavações arqueológicas, em locais ao longo da costa habitados na época por Vikings.   
O mais recente foi encontrado em estaleiro antigo que possuía capacidade para reparar barcos na Irlanda, disse o Senhor Ropars...  
Notas do Autor:
(*) historiadores defendem a tese de que Bartolomeu Dias é Natural de Mirandela. A Alegoria ao nome da Aldeia de Caravelas
(**)  segundo a Revista Espanhola “adonde” os Vickings não usavam capacetes com cornos! – Foi uma invenção do Pintor Sueco Gustavo Malstrson nas suas ilustrações que fez em 1820 para o Poema Épico a Saga do Frithiof. O propósito destes cornos falsos era retratar os ferozes guerreiros do Norte como seres humanos quase demoníacos...
(***) está provado agora também que, a Origem de  Cristóvão Colombo, de seu  nome de batismo João Gonçalo Zarco, Descobridor da Ilha da Madeira e Porto Santo, nasceu em Cuba no Alentejo.
Abraço e até breve...
Silvino Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal (Brasil) 

Texto Original publicado em: "OS GAMBUZINOS"  
   
 

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 15/05/2012
Alterado em 01/04/2019
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários